;

O Caderno - Toquinho

sábado, 25 de julho de 2009

É estamos no fim


Síntese conclusiva e avaliação do processo de produção do portfólio


Bem eu to extremamente atrasado com esse negócio aqui. Deveria ter feito anteriormente essa síntese conclusiva , entretanto , por motivos que eu não estarei postando acabei me atrasando. Nossa até rimou essa.

Mas vamos lá.

A estrutura avaliativa montada pelo professor ivanildo, a principio, acabou causando um espanto nos alunos. Espanto é pouco. A galera ficou em um “cagasso só” inclusive este que vos escreve. Uma proposta de um blog era uma coisa muito nova pra maioria das pessoas. Posso até arriscar dizer que para todas elas.

Inicialmente eu tive uma série de dificuldades, mas depois fui pegando o jeito e confesso que até gostei da idéia. Tanto é verdade que continuarei com esse meu blog. Claro, pretendo dar uma cara mais sínica pra ele, e aproveitar pra falar de outras coisas que não sejam só os textos da faculdade. Até porque eu já to terminando e não terei mais tantos textos assim. Mas isso é um assunto pra uma outra postagem.

A dificuldade maior era em usar uma ferramenta que não estava habituado. E todos nós sabemos que aquilo que nos é desconhecido, acaba causando temor. Daí o medo em cultivar o monstrinho.

Depois dos medos superados chegou a hora de começar a utilizar dessa maravilhosa ferramenta que é a internet. Fuçando aqui e ali tomando uma coça aqui outra acolá nós fomos desvendando uma série de cosias legais pra ir incrementando o danado, e não é que ele foi ficando com uma carinha melhor. Melhor ainda foi quando as postagens sobre os textos foram ficando mais densas e elogiadas pelo professor. Nossa , bate um orgulho no peito e um sentimento de que estamos no caminho certo.

Os textos foram muito bacanas, e todos de alguma forma contribuíram para melhoria de meu entendimento sobre a educação, em especial a parte tratada que foi a de alfabetização. Um dos textos que mais me chamou a atenção foi o de Emília Ferreiro. Alfabetização em processo. Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem. Este em especial me deixou com uma pulga atrás da orelha e me deu uma certa dor de cabeça não pra entende-lo, mas para visualizar na prática, já que eu ainda não atuo em sala.

Eu me amarro nas tirinhas do Calvin. Na verdade eu gosto muito da linguagem dos quadrinhos e eu não pude controlar a vontade de utilizá-las em algumas postagens. Mas tive dificuldades com os vídeos encontrados na internet. Felizmente as aulas me ajudavam a captar e entender melhor os textos e na hora de escrever sobre eles, a ausência de outras formas midiáticas meio que não prejudicou as postagens. Bem pelo menos não li nenhuma reclamação. =)

Por fim, posso dizer que foi uma experiência bem diferente do que estou acostumado. Foi legal ter aprendido algumas coisas novas. Também acho que devo também meio que avaliar o desenvolvimento deste projeto. Fiz um trabalho que poderia ser melhor admito, mas acredito que não compromete o conteúdo já postado aqui.


A gente se vê, alias... você lê uma postagem em breve. Até!

Um comentário:

  1. Daniel, vejo que não finalizou seu portfólio...Suas reflexões são muito boas e a forma como escreve também demonstra um boa capacidade de articular as palavras e as ideias. Porém, o cumprimento de prazos e dessas tarefas finais é imprescindível...

    ResponderExcluir