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O Caderno - Toquinho

terça-feira, 12 de maio de 2009

Aula do dia 05 de Maio - Parte 2

Bem tinhamos de propor umas atividades em conjunto com uma serie de propostas. São essas aqui

- desenvolver habilidades linguisticas e cognitivas;
- desenvolver a compreensão da leitura;
- desenvolver a interpretação;
- desenvolver a memorização;
- comparar textos novos vom textos já conhecidos
- perceber os sons da lingua;
- distinguir a pronuncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;
- estimular a pronuncia clara dos sons;
- reconheer a ortografia das palavras.

Olhando essas propostas, eu pensei em utilizar uma coisinha chamada RPG.
Criado na década de 70, nos EUA, o "Roleplaying Game" (jogo de interpretação) pode ser usado por educadores em diversas disciplinas. O jogo chama-se RPG, sigla em inglês de "Roleplaying Game", que, se fosse traduzido para o português, ganharia um nome como "Jogo de Representação" ou "Jogo de Interpretação". Se fosse, pois o jogo manteve por aqui o mesmo título que recebeu nos Estados Unidos, país em que foi criado nos anos 70.

Em um jogo de RPG você troca as aulas expositivas por um jogo que dá asas à imaginação. Nele alunos e professores constroem coletivamente uma história. Trata-se de um jogo de contar histórias no qual cada participante atua como personagem, como no teatro. Só que não é preciso cenário, figurino nem palco, muito menos uma história com final definido. É assim: sentados em volta de uma mesa, os jogadores imaginam e relatam a ação de seus personagens a partir de situações expostas por um jogador que atua como MESTRE. A cada solução apresentada, o mestre propõe uma nova situação, e os participantes imaginam outras ações e assim vão decidindo os rumos da aventura. Ou seja, nesse jogo de contar histórias, o desenvolvimento da narrativa depende da imaginação dos participantes. E o melhor de tudo: RPG não envolve disputa. Todos ganham e se divertem ao criar uma história coletivamente.

Mas de que maneira o RPG pode estar ajudando na sala de aula? Ele ajuda na motivação para participar das aulas, assimilação dos conteúdos programáticos, integração do grupo, melhora da auto-estima, entre outros benefícios.

Seria uma maneira diferente de motivar os alunos a estarem mais próximos dos conteúdos apresentados em sala de aula. Já que eles participam da construção do conhecimento. Em muitas das atividades aqui pedidas, ele pode ser aplicado. Utilizamos a imaginação e a fala nesse jogo. Também podemos pedir para que as crianças escrevam ao final de uma aventura o que mais lhe chamou a atenção. Ou seja trabalhamos o tempo todo oralidade e escrita, desenvolvetambém a interpretação, já que você terá de transpor sua vida a de um personagem.
Fica ai a idéia pra tornar a aula mais divertida e mais estimulante para os alunos.

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