;

O Caderno - Toquinho

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aula do dia 05 de Maio - Parte1

Olá caros amigos leitores que estão acompanhando a minha saga na construção do blog. Não sei o que vocês estão achando, mas espero que eu esteja me saindo bem, e que vocês tenham encontrado alguma coisa que esteja sendo de alguma relevância. Acho que irei disponibilizar o link em minha conta no Orkut e mandarei mensagem pra todas as pessoas que tem meu perfil. Depois vejo isso melhor.
A aula da última terça-feira foi bacana. O professor nos deu um pouco de liberdade pra mostrar o que pensamos em atividades para os nossos futuros alunos. Digo aqui futuros, porque ainda não sou professor.
Em nossa aula o professor Ivan em seu relato, me fez pensar em alguns pontos sobre a construção da linguagem. O próprio uso do blog como ferramente avaliativa é um ponto interessante. Em sua fala ele usou a expressão "construção do conhecimento através de ferramentas". Logo pensei: nossa estamos fazendo isso. A internet é uma forma muito bacana para nos apropriarmos da aquisição da escrita. Todos os jovens que tem acesso a rede mudial de computadores tem - pelo menos no Braisl e no Rio de Janeiro - um MSN e um Orkut. Para utilizar essas ferramentas é necessário um mínimo de conhecimento de escrita, mesmo que seja um conhecimento fragmentado desse processo.
Tem um frase do Descartes conhecidíssima, que diz: "penso, logo existo". Poderiamos mudar dizendo: "teclo, logo existo", mesmo que esse existir seja em um mundo "não real."
Tenho ainda que postar algumas atividades, mas agora estou sem tempo por conta do trabalho, então depois eu faço isso.
Não acabou não. O pobrema, continua...

Um comentário:

  1. Bastante pertinentes suas colocações! Gostei muito das reflexões... E, olha que é apenas a parte 1... Muito bom!

    ResponderExcluir