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O Caderno - Toquinho

terça-feira, 5 de maio de 2009

Aula do dia 28 de Abril de 2009

Neste dia nosso professor levantou algumas considerações sobre o texto PROCESSOS INICIAIS DE LEITURA E ESCRITA de Rosineide Magalhães de Souza. Algumas reflexões foram feitas, como a influência da mídia na aquisição dos conhecimentos das crianças. Este fato é de suma importância de ser analisado, já que nos tempos em que vivemos a influencia da televisão e internet e muito grande nos lares. Isso também vai mostrar diferenças na escola quando o assunto for a escrita. Uma criança que tenha maior contato com a representação de letras e números terá maior familiaridade com os mesmos, já que essas idéias podem parecer muito abstratas a principio.

Utilizamos o texto para criar atividades que viessem a ajudar as crianças ao entrar em contato com o “mundo” das letras e símbolos. Claro são apenas reflexões e o amigo leitor pode se sentir a vontade para não muda-las de acordo com a necessidade de seu público.

Atividade 1 – O Biscoito
Tudo começou quando um dos colegas abriu um pacote de biscoito Trakinas. Pensamos: nossa podemos usar o pacote de biscoito para estar mostrando as letras para os alunos em período de alfabetização. A imagem do biscoito pode também ser utilizada parta a associação de letras que não são muito utilizadas em nosso língua mas que agora, com as novas regras gramaticais, foram inseridas ( aqui estou falando das letras K, W e Y), já que Trakinas é escrito com a letra K. A diferenciação do macro para o micro, pois Trakinas é uma marca de biscoito. Posso estar utilizando outros tipos de biscoitos (maisena, água e sal, wafer, etc) para mostrar que todos pertencem ao mesmo grupo, mas que são diferentes entre si.

Atividade 2 – Jogos lúdicos
Pensamos também em utilizar atividades de contar historia com os alunos. A diferença é que os criadores a atores dessa historia seriam eles próprios. Aqui eu escrevo sobre uma atividades (na verdade um jogo) que aprendi em minha adolescência, o RPG. O significado dessa sigla em inglês é Role Playing Game, traduzindo seria jogo de interpretação. Neste jogo se interpreta um personagem em um mundo fictício. Com isso existe a possibilidade de criar uma historia em conjunto com os alunos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo)

Atividade 3 - Leitura de Jornais e diferentes textos
Uma terceira atividade proposta seria a leitura de matérias de jornais e a reprodução dessas mesmas matérias só que com um fim diferente. Também é possível fazer isso com historias infantis, por exemplo contando a historia dos três porquinhos da perspectiva do lobo “mau”, que em outra instancia poderia ser um lobo “bom”.

Ainda pensando em uma proposta que o professor havia pedido para refletirmos, postarei algumas considerações sobre gêneros textuais e tipos textuais. Alguns teóricos dizem que a dissertação, narração e descrição são “modos de organização textual”, e diferenciando de nomenclaturas especificas. Segundo Luiz Antônio Marcushi, em seus estudos, poderíamos separá-los da seguinte maneira:

TIPOS TEXTUAIS
É a forma como um texto se apresenta. Podemos dividi-las em cinco: Narração, Descrição, Argumentação, Injunção e Exposição

GÊNEROS TEXTUAIS
São diferentes formas textuaiscom propriedades características. A Linguística engloba todos os gêneros textuais produzidos pelos falantes.
Ex: Carta pessoal, comercial, bilhete, Diário pessoal, agenda, anotações, Romance, Resenha, Blog, E-mail , Bate-papo (Chat), Orkut, Vídeo-conferência, Fórum, Aula expositiva, virtual , Reunião de condomínio, debate, Entrevista, Lista de compras, Piada, Sermão, Cardápio, Horóscopo, Instruções de uso, Inquérito policial, Telefonema etc.

DESCRIÇÃO DOS TIPOS TEXTUAIS
Na narração podemos entender que existem informações presentes dentro do texto que indicarão noções de tempo e espaço do fato narrado. Há um desenvolvimento de uma história. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.

A argumetação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos.

A exposição em geral apresentam as situações dentro de texto, demonstrando uma idéia.

Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros texuais.

Já os textos injuntivos, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução.

É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais.

Bem por hoje é só, mas o POBREMA ainda não acabou.

Ahh sim ta ai umas bibliografias que podem ajudar.

DIONÍSIO, Angela Paiva, MACHADO; Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MARCUSHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

Um comentário:

  1. Daniel, as reflexões sobre a aula, acima, estáo bem interessantes! As atividades também representam um esforço do grupo em pensá-las para o desenvolvimento dos objetivos. Porém, vejo como necessário que se reflita sobre as atividades, analisando em que medida elas ajudam a atingir os objetivos. Aliás, é importante que sejam explicitados quais os objetivos que as atividades servirão para atingir. Assim, pense sobre estes aspectos. Sobre a pesquisa acerca dos conceitos de gêneros e tipologia textuais, faço duas consideraçoes importantes: a wikipedia não é uma fonte muito confiável, tendo em vista que ela é formatada por diversas pessoas e, nem sempre, as informaçoes são legitimadas.Procure em sites de universidades, de estudiosos da área e no scielo (sites específico de artigos acadêmicos). Outra coisa: após pesquisar sobre os conceitos de tipologia textual e gênero textual, é essencial que se faça um comentário demonstrando o seu entendimento dos dois conceitos, exemplificando e evidenciando as diferenças entre eles. Isso significa que deve analisar e refletir sobre os conceitos demonstrando o que compreendeu com suas próprias palavras. Observe que um dos descritores diz respeito à capacidade de:

    6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
    Abs
    Ivan

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