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O Caderno - Toquinho

terça-feira, 16 de junho de 2009

Aula do dia 02 de junho - Alfabetização ( parte 2)

Ainda continuando com a postagem anterior, analisaremos alguns pontos abordados no texto falando sobre alfabetização.

Poderíamos dizer que existe uma supervalorização da poesia e da prosa nos textos escritos. Tudo bem eles até são grandes gêneros da linguagem, mas existem outras coisas. Até porque se pensarmos melhor, elas usam de variados suportes em suas produções. A exemplo disso temos os jornais, revistas, cartazes, propagandas e etc.

O processo da aquisição da escrita não acontece fora, solta no ar. Para isso é necessário envolver a criança – ou adulto - fazendo dela um sujeito criativo. A seleção dos materiais para leituras é de suma importância nesse processo e deve ser um dos focos na aprendizagem. Folhear um livro, ver figuras , visualizar álbuns de fotografias, todas essas simples atividades ajudam neste trabalho.

O Professor deve instigar, provocar seus alunos. As vezes subestimamos as crianças e achamos que elas não são capazes de identificar textos. Elas fazem isso. Elas identificam diferentes textos. Dê uma receita de bolo, imagens sem palavras, historias em quadrinhos e verá que elas sabem, diferenciá-los entre si.

Interação do aluno com o professor e os colegas na aquisição do processo de escrita é também extremamente importante, pois as experiências que são vivenciadas em conjunto ajudam na apropriação desta habilidade, quando o professor pergunta se a criança esta entendendo, quando faz exercícios de sinonímia onde substitui-se uma palavra por outra de igual significado, ele esta contribuindo para formação lingüística.

As dificuldades em redigir textos por conta de vocabulário extremamente pobre, talvez estejam ligados a falta de experiências mais concretas dos alunos no que diz respeito a escrita e leitura ao longo de suas vidas acadêmicas. Quando menores, o professor é uma espécie de escriba dos alunos. Ele ajuda a tornar familiar o texto que a criança produz.

Quando os alunos estão escrevendo o professor também deve confrontar suas escritas afim de ajudá-los , seja produzindo textos mais longos, trabalhando a ortografia, a memorização da palavra através do som fonética das palavras, trabalhando pontuação, separação silábica e etc.

O alfabetizador deve ter em mente uma coisa muito importante que ainda não foi dita nesta pequena reflexão. Antes de chegar à escola o aluno já vem com uma semi-alfabetização de suas experiências no mundo, a alfabetização na escola apenas continua.

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