Neste dia utilizamos um texto para algumas reflexões em sala. O texto era de Ana Teberoski e Núria Ribeira e era apenas um fragmento do livro Contextos de Alfabetização Inicial. Retiramos o capitulo que falava sobre Contextos de Alfabetização na Aula.
O texto inicia com a seguinte frase: “Atualmente se aceita que iniciar a educação infantil, os meninos e as meninas têm conhecimentos sobre a linguagem escrita.” Dentro desta idéia podemos afirmar que as crianças tem contato com a língua escrita antes mesmo de iniciarem suas vidas acadêmicas. O aluno não é uma panela vazia que vem pra ser preenchida pelo professor em sala de aula. Paulo Freire apontava essas idéias quando falava da educação bancária que os alunos eram submetidos. Ele já dizia que trabalhar com os elementos do cotidiano ajudariam a entender melhor o processo da produção da escrita, afinal as pessoas vão a bancos, supermercados, olham jornais nas ruas , placas, propagandas e etc.
Dentro da idéia da alfabetização em aula, podemos destacar que o estimulo a leitura é essencial para a apropriação da futura escrita. A manipulação dos objetos relacionados contribui para melhor entendimento deste processo, como o manuseio de livros, revistas, álbum de imagens, jornais e etc. O uso de vocabulário adequado a atividade proposta também irá contribuir para o aumento das possibilidades de maior campo léxico do aluno. Por exemplo quando o professor diz: “vamos folhear o jornal” ou “vamos assinalar.”
O pobrema não acabou. Continua na próxima postagem...
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